ASSESSORIA DE
IMPRENSA
Assessoria de Imprensa |
A Assessoria de Imprensa é
o trabalho de construção, fortalecimento e manutenção de uma imagem pública
positiva por meio da divulgação de informações. Esse serviço é requerido por
empresas públicas e privadas, entidades não governamentais e até mesmo por
celebridades.
Nesse sentido, a missão desse profissional é conectar o seu cliente
aos veículos de comunicação, tais como canais de televisão, sites, jornais e
revistas. Para tanto, um assessor deve conhecer a fundo quem ele representa,
seus objetivos e dificuldades. Dessa forma, terá a oportunidade de divulgar
informações coerentes para criar uma visibilidade positiva perante a sociedade.
Ainda assim, vale ressaltar que um dos principais desafios da
assessoria é divulgar conteúdos relevantes para ganhar espaço na mídia. Uma das
alternativas é por meio de press releases, ou comunicados oficiais, que tratam
acerca de acontecimentos mas também são utilizados para anunciar eventos e
lançamentos.
Por fim, um assessor também tem a responsabilidade de manter contato
constante com jornalistas, repórteres e veículos de imprensa, acompanhando o
fluxo de informações emitidas. Além do mais, ele deve conhecer a fundo os
interesses do público-alvo e antecipar oportunidades ou situações de risco para
o cliente.
Algumas atividades importantes:
1. Planejamento estratégico
Consiste na elaboração de um planejamento de trabalho que, dentre
outras coisas, inclui quais serão os veículos-alvo, quais serão as editorias
escolhidas (moda, gastronomia, economia, saúde, etc.) e quais assuntos poderão
ser enviados para a imprensa.
2. Fortalecimento da marca
A assessoria de imprensa escreve releases sobre temas que são de
interesse para o seu negócio e dispara para um mailing com contatos de
jornalistas. Ao ser citada como fonte ou referência de uma matéria, a empresa
ganha com a exposição da sua marca e a credibilidade que somente um conteúdo
jornalístico pode proporcionar, ao contrário de um espaço publicitário que pode
ser comprado.
3. Follow up
Para assegurar que os releases enviados para um jornalista foram recebidos
e aumentar a chance de que o assunto abordado seja divulgado, o assessor de
imprensa deve ligar para os repórteres e editores e apresentar, de forma mais
direta e pessoal, a pauta trabalhada.
4. Clipping
No clipping, ou clipagem, é produzido um relatório diário com tudo o
que saiu na imprensa sobre a empresa assessorada, além de uma análise
qualitativa e quantitativa com cada nota ou reportagem veiculada.
5. Atendimento à imprensa
A empresa pode virar notícia por diversos motivos e, como não é possível
publicar tudo o que acontece, o assessor de imprensa tem seus critérios de
noticiabilidade para decidir o que pode ou não virar matéria. Quando um
repórter deseja entrevistar um profissional da empresa assessorada, cabe ao
assessor atendê-lo, facilitar e intermediar o contato.
6. Media training
O profissional da empresa assessorada pode ser entrevistado por
escrito, por telefone ou até mesmo ao vivo, no rádio ou na televisão. Desta
forma, o assessor de imprensa é responsável por treinar os porta-vozes da
companhia, como gerentes, diretores e encarregados mais requisitados para
entrevistas, a fim de prepará-los para essas ocasiões.
7. Gerenciamento de crises
Cabe aos profissionais da assessoria de imprensa elaborar um plano de
comunicação para momentos de crise. Adotar o tom errado perante o público pode
tornar tudo muito pior. Além disso, o profissional capacitado sabe lidar com a
exposição, podendo até mesmo reverter a situação com informações positivas
sobre a empresa.
Dentre os principais objetivos
do assessor estão:
– Encontrar potencial de notícias que sejam de interesse da mídia;
– Construir uma imagem do assessorado na mídia;
– Criar redes de divulgações em vários setores na mídia;
– Orientar a postura do assessorado;
– Ter aproximação com os veículos de imprensa;
– Alcançar credibilidade e confiança do público;
– Elaboração de Press-releases (antes, durante e depois do produto ou
evento virar matéria);
– Convocação de entrevistas e coletivas;
– Mídia training;
– Clipagem;
– Comunicação interna.
Fontes:
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