IMPRENSA


ASSESSORIA DE IMPRENSA
Assessoria de Imprensa

A Assessoria de Imprensa é o trabalho de construção, fortalecimento e manutenção de uma imagem pública positiva por meio da divulgação de informações. Esse serviço é requerido por empresas públicas e privadas, entidades não governamentais e até mesmo por celebridades.

Nesse sentido, a missão desse profissional é conectar o seu cliente aos veículos de comunicação, tais como canais de televisão, sites, jornais e revistas. Para tanto, um assessor deve conhecer a fundo quem ele representa, seus objetivos e dificuldades. Dessa forma, terá a oportunidade de divulgar informações coerentes para criar uma visibilidade positiva perante a sociedade.

Ainda assim, vale ressaltar que um dos principais desafios da assessoria é divulgar conteúdos relevantes para ganhar espaço na mídia. Uma das alternativas é por meio de press releases, ou comunicados oficiais, que tratam acerca de acontecimentos mas também são utilizados para anunciar eventos e lançamentos.

Por fim, um assessor também tem a responsabilidade de manter contato constante com jornalistas, repórteres e veículos de imprensa, acompanhando o fluxo de informações emitidas. Além do mais, ele deve conhecer a fundo os interesses do público-alvo e antecipar oportunidades ou situações de risco para o cliente.

Algumas atividades importantes:

1. Planejamento estratégico
Consiste na elaboração de um planejamento de trabalho que, dentre outras coisas, inclui quais serão os veículos-alvo, quais serão as editorias escolhidas (moda, gastronomia, economia, saúde, etc.) e quais assuntos poderão ser enviados para a imprensa.

2. Fortalecimento da marca
A assessoria de imprensa escreve releases sobre temas que são de interesse para o seu negócio e dispara para um mailing com contatos de jornalistas. Ao ser citada como fonte ou referência de uma matéria, a empresa ganha com a exposição da sua marca e a credibilidade que somente um conteúdo jornalístico pode proporcionar, ao contrário de um espaço publicitário que pode ser comprado.

3. Follow up
Para assegurar que os releases enviados para um jornalista foram recebidos e aumentar a chance de que o assunto abordado seja divulgado, o assessor de imprensa deve ligar para os repórteres e editores e apresentar, de forma mais direta e pessoal, a pauta trabalhada.

4. Clipping
No clipping, ou clipagem, é produzido um relatório diário com tudo o que saiu na imprensa sobre a empresa assessorada, além de uma análise qualitativa e quantitativa com cada nota ou reportagem veiculada.

5. Atendimento à imprensa
A empresa pode virar notícia por diversos motivos e, como não é possível publicar tudo o que acontece, o assessor de imprensa tem seus critérios de noticiabilidade para decidir o que pode ou não virar matéria. Quando um repórter deseja entrevistar um profissional da empresa assessorada, cabe ao assessor atendê-lo, facilitar e intermediar o contato.

6. Media training
O profissional da empresa assessorada pode ser entrevistado por escrito, por telefone ou até mesmo ao vivo, no rádio ou na televisão. Desta forma, o assessor de imprensa é responsável por treinar os porta-vozes da companhia, como gerentes, diretores e encarregados mais requisitados para entrevistas, a fim de prepará-los para essas ocasiões.

7. Gerenciamento de crises
Cabe aos profissionais da assessoria de imprensa elaborar um plano de comunicação para momentos de crise. Adotar o tom errado perante o público pode tornar tudo muito pior. Além disso, o profissional capacitado sabe lidar com a exposição, podendo até mesmo reverter a situação com informações positivas sobre a empresa.

Dentre os principais objetivos do assessor estão:

– Encontrar potencial de notícias que sejam de interesse da mídia;
– Construir uma imagem do assessorado na mídia;
– Criar redes de divulgações em vários setores na mídia;
– Orientar a postura do assessorado;
– Ter aproximação com os veículos de imprensa;
– Alcançar credibilidade e confiança do público;
– Elaboração de Press-releases (antes, durante e depois do produto ou evento virar matéria);
– Convocação de entrevistas e coletivas;
– Mídia training;
– Clipagem;
– Comunicação interna.


Fontes:

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